Como fazer um planejamento financeiro de sucesso para 2021?
A virada de ano é uma época marcada por diversas promessas e sonhos. Sempre se traçam novas metas que podem ir desde realizar a viagem dos sonhos até trocar de carro, ou mesmo quitar todas as dívidas. Para atingi-las é essencial fazer um bom planejamento financeiro.
Se planejar financeiramente é sinônimo de equilíbrio. Todos devem fazê-lo, não importa se a renda é grande ou pequena. Preste bastante atenção nas próximas dicas e faça de 2019 um ano de muitas realizações!
Controle suas receitas e despesas
Pode parecer uma dica bastante óbvia, mas é preciso ter um controle sobre receitas e despesas para evitar ficar no vermelho. Anote tudo, até aquela comprinha na padaria para o café da manhã!
Quanto mais você souber sobre suas entradas e saídas, menos você dependerá da sorte. E mais: ao final do mês, você verá como as pequenas despesas podem se tornar grandes quando somadas.
Tendo esse panorama geral também é possível verificar onde se está gastando muito, onde se pode economizar, etc.
Estabeleça seus objetivos e sonhos
Liste quais são suas vontades. Trocar de carro? Fazer uma viagem para o exterior? Investir na sua formação, através de cursos de línguas ou de pós-graduação? Comprar um apartamento novo? Quanto custarão os seus sonhos? Até quando você quer conquistá-los?
Tudo isso ajudará no seu planejamento financeiro pois você saberá o quanto precisará economizar ou o quanto terá que aumentar sua receita para atingir seus objetivos. Você terá traçado metas e assim terá diminuído a brecha para o acaso. Lembre-se de ser realista nesta parte!
Invista o seu dinheiro
Dinheiro parado na conta corrente ou debaixo do colchão é um mau negócio. Invista seu dinheiro para multiplicá-lo!
Existem diversas opções de investimento e o que deve ser levado em consideração são fatores tais como o tempo em que seu dinheiro ficará aplicado, qual é o nível de segurança do investimento e se a taxa de retorno é compatível com o esperado.
Existem questionários para determinar qual é o seu perfil de investidor e você sempre pode procurar a ajuda de um consultor para determinar e acompanhar os seus investimentos!
Fuja de novas dívidas
Obviamente existem casos em que fazer uma nova dívida é necessário. Mas se este não for o caso, evite ficar se endividando. Isto vale para parcelamentos no cartão de crédito, empréstimos, etc.
E evite compras supérfluas se tem como meta economizar. Faça listas de mercado antes de fazer suas compras e atenha-se a elas até o fim.
E tome decisões de compras apenas em casa, onde as tentações são bem menores. Foi ao shopping e viu aquele sapato maravilhoso em promoção? Vá para casa e pense mais um pouco, evite o impulso consumista.
Esteja preparado para imprevistos
Os imprevistos acontecem, não há o que fazer Mas não se preocupe pois quanto maior for o seu controle, isto é, quanto mais você seguir o seu planejamento financeiro com disciplina, mais reservas você vai ter para essas eventuais emergências e tudo ficará bem!
Agora que você já conheceu estas dicas, já está pronto para fazer o seu planejamento financeiro para 2019. Portanto pare de postergar os seus sonhos e mãos à obra!